

A peça composta por 02 peças:
-
MAF 0003.01 ( Edan Ògbóni Masculino ) - Escultura metálica representando uma figura humana em pé, com uma postura ereta. A figura tem uma cabeça alongada e um chapéu ou cocar no topo. O rosto exibe traços estilizados, incluindo olhos, nariz e boca bem definidos. O tronco da figura possui braços dobrados, segurando um objeto central, as pernas são unidas e se afinam atá uma ponta na base;
-
MAF 0003.02 ( Edan Ògbóni Femenino) - Escultura metálica representando uma figura humana em pé, com uma postura ereta. A figura tem uma cabeça alongada e um chapéu ou cocar no topo. O rosto exibe traços estilizados, incluindo olhos, nariz e boca bem definidos. O tronco da figura possui braços dobrados, seios e está segurando um objeto central. As pernas são unidas e se afinam até uma ponta na base.
Par de Edan Ògbóni representa um casal, presas aos pares em uma corretente, serviam de insígnias aos membros da sociedade secreta Ògbóni (associação de carácter político-religioso). O Edan era um objeto de culto com muitos usos. De acordo com o tamanho, era guardado no santuário da sociedade, levado como amuleto protetor em viagens, colocados na terra estabalecendo limites de uma propriedade em litígio ou ainda colocado nas portas das casas como elemento protetor.
A pasta possui:
- 01 ficha catalográfica;
- 02 fichas de análise e diagnóstico;
- 02 fichas de conservação;
- 01 ficha de registro com foto do Edan Ógbóni Masculino;
- 01 fotografia do par de Edan Ógboni;
- 01 fotografia do Edan Femenino;
- Arquivo com pesquisas feitas sobre o uso do Edan e seus significados.
26 cm