SETOR EDUCATIVO E CULTURAL

O Setor Educativo e Cultural foi criado em 2022, na atual gestão do Professor Dr° Marcelo Cunha, sob coordenação da museóloga Amélia Costa. A criação visa setorizar e sistematizar o desenvolvimento das ações por meio de um Programa Educativo e Cultural, que está sendo criado em consonância com a missão e a história das práticas institucionais.
Atualmente o Programa conta com os seguintes programas:

Programa de Formação
Nos últimos 20 anos, o Museu tem se preocupado, de forma mais contundente, com a realização de atividades de caráter formativo, para o público externo, público interno ou ambos. No processo de criação do Programa Educativo e Cultural, essa foi uma área identificada como prioritária para estruturação, visando a formação da nova equipe de educadores, mas também desenvolvendo formas de dar continuidade ao legado de ações do MAFRO. Nesse programa estão aglutinadas todas as iniciativas de caráter formativo.

Programa Museu-Escola 2.0
A primeira versão do Programa Museu-Escola foi desenvolvida entre 1982 e 1997. Esta nova versão, a qual surge em um novo contexto institucional, traz consigo a bagagem construída ao longo de mais de quatro décadas de existência do museu e de construção de experiências junto aos públicos escolares.
Aqui estão alocadas as atividades de agendamentos, desenvolvimento de roteiros temáticos, oficinas e toda a programação de atividades a serem realizadas com a comunidade escolar.

O Programa “MAFRO Acessível”, que aglutinará as reflexões e ações educativas institucionais em torno da acessibilidade universal, está em processo de elaboração.

Agendamentos

O serviço de agendamento de visita guiada está em recesso. Retornará a partir do dia 22/ 01/ 2024.

As solicitações de agendamento para visitas mediadas são realizadas por meio do preenchimento de formulário específico, clicando no link abaixo:

https://forms.gle/6kAHfXnpBb8cuNfs6  (Programa Museu- Escola 2.0)

Informações importantes:

- Os grupos devem ter o mínimo de 15 pessoas e o máximo de 45 pessoas. Incluindo nesse quantitativo os professores e demais acompanhantes.

-Caso o número total de pessoas ultrapasse o número de 45, deve-se realizar o preenchimento de dois, ou mais, formulários, a depender da quantidade total.

- O museu realiza o agendamento para os seguintes dias: Segunda-feira, Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira; em quatro horários: 9:15; 10:00; 13:30 e 15:00 horas.

-Professores, de qualquer nível (escolas, universidades), de instituições públicas ou privadas, possuem GRATUIDADE no valor do ingresso.

- Estudantes, de qualquer nível, de instituição pública possuem GRATUIDADE no valor do ingresso.

- Estudantes, de qualquer nível, de instituição privada possuem direito a MEIA-ENTRADA no valor do ingresso.

O MAFRO disponibiliza, online, um material didático para professores e alunos sobre África e Religiosidade Afro-Brasileira:

Neste material encontram-se também atividades para realização após a visita, em casa ou na sala de aula.

E-MAIL PARA CONTATO: EDUCATIVO.MAFRO@GMAIL.COM