Museu Afro-Brasileiro; Ação Educativa; Educação; Museu; Museum Afro - Brazilian; Educational Action; Education;Museum

Museu e educação: uma experiência no museu afro - brasileiro da Universidade Federal da Bahia

Autora: JESUS, Daniela Moreira

Esta dissertação apoiou-se nas bases metodológicas da pesquisa histórico-documetal, inserida na Linha 1 – Museologia e Desenvolvimento Social, do PPGMuseu/UFBA. A pesquisa trata do estudo da experiência educativa do MAFRO/UFBA, apresentando a sua história institucional articulada à realização de dois projetos educativos: “Projeto de Atuação Pedagógica e Capacitação de Jovens Monitores” (2004-2005) e “Projeto Passaporte para o Futuro” (2006-2007). Para a construção do histórico foi necessário trabalhar com os documentos epistolares arquivados na biblioteca do CEAO, dos quais foi possível obter o conceito de museu-didático defendido, desde 1959, pelo professor Agostinho da Silva, um dos criadores do CEAO, órgão ao qual o Museu pertenceu até o ano de 2012. Foram utilizados, também, os jornais de grande circulação da época, estes conservados na Hemeroteca do CEAO, sendo possível construir o histórico do Museu a partir de 1974, ano de assinatura do Termo de Convênio que tornou institucional a sua criação, bem como o período que se sucedeu até sua inauguração em 1982 até o ano de seu fechamento em 1997 para reestruturação e reinauguração em 1999. Para o estudo dos dois projetos a pesquisa utilizou-se de um dos principais instrumentos de trabalho da Museologia, o registro das memórias, sejam elas registradas em documentos ou ainda captadas das memórias dos sujeitos. Nesta perspectiva, esta dissertação deu atenção especial às vozes dos sujeitos relacionados aos processos educativos estudados, sendo realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos nos dois projetos, além da imersão cuidadosa dos arquivos institucionais. Este material documental agregado ao referencial teórico possibilitou construir uma linha histórica de diálogo entre a Educação e Museu; o histórico do MAFRO e as ações educativas desenvolvidas no Museu. Enfim, alinhando teoria e empiria, foi possível desvendar os elementos essenciais que caracterizam o Museu como um espaço especial de educação museal.

This thesis was based on the methodological foundations of historical documetary research, inserted on Line 1 - Museology and Social Development, PPGMuseu / UFBA . The research deals with the study of the educational experience of MAFRO / UFBA , with its articulated institutional history to hold two educational projects : " Pedagogical Practice Project and Youth Monitor Training " (2004-2005) and " Passport for the Future Project " (2006-2007 ) .For the construction of history was necessary to work with the epistolary documents filed in the library of CEAO , which was possible to obtain the concept of the didactic museum advocated since 1959 by Agostinho da Silva teacher, one of the CEAO creators , agency to which the Museum belonged to the year 2012 .Were also used newspapers widely circulated at the time, they kept the Hemeroteca of the CEAO , being possible to construct the history of the museum from 1974, the year of signing of the Term of Agreement that has institutional its inception, and the period that followed until his inauguration in 1982 until the year of its closing in 1997 for restructuring and reopening in 1999.For the study of the two research projects we used one of the main working tools of Museology , recording the memories , whether they are recorded in documents or captured the memories of the subjects. In this perspective , this work gave special attention to the voices of the subjects related to educational processes studied, interviews with those involved in both projects , as well as careful immersion of institutional archives .This aggregate documentary material to the theoretical possible to build a historical line of dialogue between the Education and Museum ; the history MAFRO and educational activities developed in the Museum. Finally , aligning theory and reality , it was possible to uncover the essential characteristics of the Museum as a special area of museum education.