PT
CADASTRE-SE
Receba notícias e eventos do Museu Afro-Brasileiro

Nome:

Email:
O MUSEU > HISTÓRIA
História

Criado na década de 70, a partir de um Programa de Cooperação Cultural entre o Brasil e países da África e para o desenvolvimento de estudos voltados para a temática afro-brasileira, o Museu Afro-Brasileiro foi inaugurado em 07 de janeiro de 1982, em prédio histórico, no centro antigo de Salvador, construído no local onde funcionou o Real Colégio dos Jesuítas, do século XVI ao XVIII e, mais tarde, em 1808, a primeira Escola de Medicina do Brasil.

O Museu é fruto de um convênio entre os Ministérios das Relações Exteriores e da Educação e Cultura, o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura da Cidade do Salvador e a Universidade Federal da Bahia, órgão ao qual se acha ligado através do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Este último foi o executor do programa que deu origem ao Museu e ainda hoje é responsável pela sua manutenção. Sua criação correspondia aos anseios da existência de um espaço de coleta, preservação e divulgação de acervo referente às culturas africanas e afro-brasileiras, com o objetivo de estreitar relações com a África e compreender a importância deste continente na formação da cultura brasileira incentivando, por outro lado, contatos com a comunidade local.

O seu projeto original, de 1974, concebido pelo antropólogo e fotógrafo Pierre Verger, foi desenvolvido pela arquiteta Jacyra Oswald e pela etnolinguista Yeda Pessoa de Castro, dentre outros professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e consultores externos. Entre os anos de 1997 e 1999 o MAFRO passou por um processo de renovação da sua exposição.

Além de seu Programa Educativo, o Museu é também requisitado permanentemente para visitas oficiais de Chefes de Estado e/ou seus representantes, como também de intelectuais e pesquisadores relacionados às culturas africanas e afro-brasileira. Através de seu acervo, dá suporte a publicações especializadas e também à produção de programas para a televisão e cinema.



 

Veja também 
PEÇA EM DESTAQUE
   TEMAS DA COLEÇÃO   EXPOSIÇÃO LONGA DURAÇÃO

Museu Afro-Brasileiro
Largo do Terreiro de Jesus s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, 40026-010 Centro Histórico Salvador, Bahia, Brasil
mafro@ufba.br

Tel./Fax +55(71)  32835540

Horário
Segunda a Sexta: 9h-17h
Sábado: *encerrado temporariamente*
Encerra: Domingos, Feriados Estaduais e Nacionais.

© MAFRO 2013