O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia e sua coleção de cultura material religiosa afro-brasileira

Resumo:
Esta dissertação procurou estudar a Coleção de Cultura Material Religiosa AfroBrasileira do Museu Afro-Brasileiro do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia. Para cumprimento dos objetivos propostos criou-se um quadro classificatório com a finalidade de estruturar uma base conceitual para melhor entender a coleção, gerar unidades com valor preditivo e heurístico, estabelecer conjuntos definitórios para os artefatos e organizar virtualmente a coleção e apresenta-lá. Na seqüência, remontou-se a história da formação da Coleção de Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira e entrada dos artefatos, analisando o conjunto de ações e relações entre as instituições, os dirigentes, os pesquisadores, os artistas, os intelectuais, os militantes e as comunidades religiosas envolvidas no processo de estruturação do Museu Afro-Brasileiro. Finalizou com uma análise das informações apresentadas nos dois capítulos anteriores avançando no estabelecimento de perfis gerais de classificação, datação e espacialidade de origem, além de apresentar grupos de análise ordenados por materiais e técnicas utilizadas na confecção dos artefatos da coleção. O presente trabalho é uma etapa de um projeto mais amplo de estudos do acervo do Museu Afro-Brasileiro.

Cette thèse vise à explorer la Collection de la Culture Matérielle Religieux AfroBrésilienne du Musée Afro-Brésilien du Centre d'Études Afro-Orientales à l'Université Fédérale de Bahia. Pour se conformer aux objectifs proposés créé un cadre de classification afin de concevoir une base conceptuelle pour mieux comprendre la collecte, unités de production avec prédictif et heuristique, établir définitoires commune pour les artefacts et d'organiser virtuellement la collecte et le présenter là-bas. Par la suite, a retracé l'histoire de la formation de la culture matérielle de la Collection de la Culture Matérielle Religieux AfroBrésilienne et l'entrée des objets, l'analyse de l'ensemble des actions et des relations entre les institutions, les dirigeants, chercheurs, artistes, intellectuels, militants et communautés religieuses impliquées dans la structuration du Musée Afro-Brésilien. Terminé avec une analyse de l'information présentée dans les deux chapitres précédents avant l'établissement de profils classement général, la datation et l'origine spatiale, et les groupes de la presente analyse par matière et les techniques utilisées dans la fabrication d'objets de la collection. Ce travail est une étape dans un projet plus vaste sur les études de la collection du Musée AfroBrésilien.

Ano de Publicaçao: